terça-feira, 30 de abril de 2013

Sentido das Brincadeiras e do Estudo do Brincar

Estudar Educação Física e ter "Jogos Brinquedos e Brincadeiras" como matéria é algo extremamente maravilhoso! As pessoas acham engraçado quando digo que estudo Educação Física na UFMG e tenho essa matéria... Só que elas não sabem o que ela significa em especial para mim.
Lembro-me muito bem de quando eu era criança e que tudo o que eu queria escutar dos meus pais era : "Pode brincar, não tem problema!" ou talvez "Descobre sozinho o que você quer...".
Sempre gostei de desvendar os jogos, de reinventar brincadeiras e poder brincar até esgotar todas as minhas energias, quando minha mãe me chamava para tirar uma soneca à tarde, eu dizia que eu iria perder tempo de brincadeira se eu dormisse!
A matéria de Jogos, nos mostra como é necessário deixar que a criança desvende o seu mundo de brincadeiras e utilize sua imaginação sem que um adulto a impeça, ou atrapalhe seus objetivos de forma negativa.
Os limites são necessários para as crianças, porém muitos adultos não deixam que elas façam nada do que desejam. É necessário que as crianças surpreendam-se, que sintam medo, alegria, emoção, adrenalina, cansaço e muito mais, sem isso elas serão incapazes de conhecer o mundo que as cerca. Para aprender, desvendar e imaginar algo, é necessário vivenciar, procurar o que se deseja e é desse modo que as crianças aprendem e se educam.
É muito bom aprender sobre o brincar e entender a lógica dos jogos, brinquedos e brincadeiras, entender que não geram apenas divertimento mas também aprendizado, educação e respeito!

É, não parece, mas é tudo isso mesmo! Em que outro curso você, além de aprender brinca?! Brinca de coelhinho sai da toca, de carrinho de mão, queimada, esconde-esconde, cabra-cega...
É uma matéria com muita diversão, muita discussão, muitos textos e muito aprendizado!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário